Administraçao Publica
I) Controle de Acesso
Sistema de reconhecimento de usuários por meio de código de usuários cadastrados
e confirmados por senha. Os usuários são cadastrados com caracterização de seus
cargos e atividades, desta forma, ao identificarem são liberados os acessos apenas
aos sistemas e recursos da sua responsabilidade e autonomia.
II) Controle de Estoque
Registro de fornecedores (compartilhados por todos os demais sistemas), produtos
e centros de custos(setores de consumo). Registro das compras vinculadas a
sua dotação orçamentária, controle de saldos pelos responsáveis pela aquisição do
produto. Registro das requisições de saída. Emissão do boletim diário de movimentação
do almoxarifado. Listagens diversas dos produtos, dos históricos de movimentação.
Sugestão de compra conforme avaliação da estatística de consumo mensal. Sugestão
de compra conforme políticas da curva ABC e XYZ.
III) Controle de Patrimônio
Controla os bens do ativo imobilizado da empresa. Identifica cada um dos bens do
ativo, suas características técnicas, registro de sua compra, valor, localização,
pessoa responsável por sua guarda. Acompanha seu histórico, cria facilidades para
o processo de reavaliação do ativo, sua depreciação pelo desgaste ao longo do tempo,
bem como sua valorização pelo processo inflacionário.
Para as obras em andamento, (bem como a reforma de bens cuja despesa se deseje incorporar
ao patrimônio), possibilita registrar a incorporação de cada despesa realizada no
ato de sua liquidação, e torna o sistema capaz de apresentar o inventário em qualquer
data, com o valor das incorporações até aquela data, mesmo que já existam registros
de incorporações de datas posteriores.
IV) Controle de Frota de Veículos
Sistema de informação para gerenciamento frota de veículos, registro de tipos de
veículos, de peças, controle de custos (abastecimentos e manutenção), controle de
consumo de combustível, controle custos e de consumos mensal e anual. Controle de
revisões por veículos e por peças.
V) Licitações e Compras
Elaboração do Processo de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços, compartilhando
dados e descrições técnicas de produtos e os fornecedores com o controle de estoque.
Registro das consultas de cotações de preços, classificação da modalidade de compra.
Montagem de Editais, sugestão dos fornecedores mais indicados, agendamento do processo
licitatório. Suporte à Comissão Permanente de Licitação, geração de atas de reuniões
da CPL, controle dos recursos, do julgamento das aberturas de documentos e das propostas.
Montagem do mapa de apuração. Termos de homologação e de adjudicação. Relatório
dos processos em andamento, dos processos encerrados, dos vencedores por processo
de licitação; e relatório do impacto orçamentário.
“Uma vez instalado este sistema, permite ao sistema de Contabilidade a emissão da
NE com aproveitamento total dos dados gerados no PBS. Portanto a NE passa a ser
emitida com apenas 3 cliques no mouse à 1º-Escolha da opção de emissão de
NE; 2º- Escolha do PBS vinculado à NE; 3º-Escolha do fornecedor vencedor (todos
os itens e suas descrições vinculados ao fornecedor vencedor no PBS selecionado
são copiados e automaticamente integrados à NE sendo elaborada).”
VI) Contabilidade
Sistema de contabilidade pública, compatível com a Lei 4320, com recursos de processamento
de contabilidade patrimonial financeiro e orçamentária. Facilidade de adequação
do Plano de Contas, lançamentos contábeis pré-classificados (evita erros de lançamentos
de código de conta, de históricos, de valores e contra-partida). Registro de conciliação
bancária. Facilidade de re-processamento a qualquer data, inclusive de exercícios
anteriores. Emissão e controle de empenho e sub-empenhos, (orçamentários e extra-orçamentários).
Consultas diversas, relatórios diários (boletim diário de arrecadação, de movimentação
financeira, de movimentação de caixa e termo de verificação de caixa). Relatórios
mensais (demonstrativos, balancetes, controles de execução orçamentária, etc); livros
fiscais (caixa, diário e razão). Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (todos
bimestrais, quadrimestrais, semestrais e anuais), exportação eletrônica de dados
para o CIASE (TCE-MG). Encerramento de exercício, balanços, demonstrativos, etc.
Orçamento, abertura, lançamento, relatórios.
VII) Tesouraria
Agenda de compromissos a pagar, classificação dos compromissos, vinculação dos compromissos
a seus empenhos, controle de saldo de empenho. Controle de Contas Bancárias e Caixa.
Subordinação dos pagamentos às autorizações pertinentes (conferente da entrega do
material ou conclusão do serviço, contador, tesoureiro, ordenador da despesa). Relatórios
gerenciais diversos (pagamentos previstos, pendentes, autorizados, fluxo do caixa).
Lançamento dos pagamentos com reflexo automático na contabilidade. Relatórios gerenciais
(cheques ainda não emitidos, cheques cancelados, controle de liquidação de empenho,
pagamentos efetuados por data ou período, por dotação, por fornecedor, por restos
apagar, por empenho), boletins diários da tesouraria, minutas de pagamentos). Compromissos
pagos ou compromissos a pagar por função, por projeto/atividade, por fornecedor,
por data, etc. Propostas de concessão de fundos (DMPP), propostas de concessão de
diárias e seus controles. Impressão de cheque avulso ou formulário contínuo, canhoto,
etc.
VIII) Folha de Pagamentos
Sistema de folha de pagamentos, configurável de forma a suportar ampla variedade
de tipos de proventos, de sistemas previdenciários e outros recursos. Se integrado
ao sistema de ponto eletrônico é capaz de lançar automaticamente o registro de horas
extras, atrasos, faltas, adicionais noturnos, etc. suporte a ampla variedade de
relatórios, recursos de exportação de dados (Depósito bancário, RAIS, DIRF, Cédula
C, etc). Suporte aos registros dos funcionários, cargos, funções, tabelas de salários
padrões, históricos de movimentação, dependentes, imagens de documentos de funcionários.
IX) Controle de Contratos
Registro dos contratos e seus aditivos, controle dos prazos de execução dos contratos,
controle dos limites de renovação, controle dos limites de valor x tipo de processo
de contratação. Programação de envio de mensagens de alerta a um ou mais funcionários
responsáveis ou interessados quando da aproximação da data de renovação ou do encerramento
do contrato.
X) Ponto Eletrônico
Sistema de registro eletrônico de controle de freqüência e de apuração do ponto.
Captura os registros de freqüência por meio de dispositivo eletrônico, podendo ser
ou leitor de crachá com código de barras ou por biometria (leitura da impressão
digital). A cada registro de leitura, associa a identificação do funcionário à data,
hora e minuto da ocorrência da leitura. Estes registros devem ser capturados nos
diversos locais onde ocorrem "entrada" e "saída" de pessoal
no trabalho. Estes registros devem ficar eletronicamente arquivados até que sejam
oportunamente transferidos para o sistema central de apuração do ponto. Na central
de apuração do ponto, estes registros são classificados por matrícula de funcionário,
em ordem cronológica e comparados com o horário padrão esperado (ou escala) para
cada funcionário; O responsável pela apuração do ponto poderá registrar justificativas
de atrasos e ausências conforme as diversas condições possíveis; acatar autorizações
de horas extras; corrigir erros de registros de registros (ponto dobrado, etc);
registrar calendário (feriados); registrar escalas; registrar horários padrões;
configurar limites de atrasos ou de horas extras autorizadas; Emitir os relatórios
de Espelho do cartão de ponto; Horas extras; Freqüência.
XI) SITE de Apresentação dos Dados da Autarquia
Ambiente de divulgação eletrônica dos dados da autarquia. Apresenta os dados institucionais
(razão social, endereço, corpo diretor, funcionários), registros de histórico da
entidade e do município, registro da missão social da entidade, registro dos indicadores
dos resultados sociais obtidos pela ação da entidade, funções e metas, legislação;
obras em andamentos, fornecedores (cadastramento), projetos; serviços (atendimento
on-line), processos de compras e contratações em andamento (resultados dos processos
finalizados), dados financeiros, dados do orçamento, relatórios da Lei de Responsabilidade
Fiscal, Manchetes e noticias, área de Chats.
XII) PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
Sistema do controle e de registro do Perfil Profissiográfico Previdenciário. Este
sistema é adequado à prestação de informações perante ao sistema previdenciário
sobre os agentes de risco e às exposições a estes agentes às quais os funcionários
se submetem, a título de controle das condições de aposentadorias especiais dos
funcionários, bem como demonstra o controle de monitoramento das condições ambientais,
biológicos e médico dos funcionários.
XIII) Controle Interno
Sistema de registro de monitoração do controle interno. Permite que o usuário elabore
sua lista de pontos de controle e registre suas avaliações e conclusões sobre cada
verificação realizada aos diversos setores da empresa.
XIV) Publicador
Sistema de captura dos relatórios oriundos dos sistemas de contabilidade (balancetes
e LRF), tesouraria (contas a pagar), e compras (processos em andamento e resultados
de licitações) a serem publicados na Internet. Este sistema subordina as ações de
divulgação das informações à autorização de um operador especificamente credenciado
para permitir tais divulgações.
XV) Sistema de Depósito eletrônico - CNAB150
Sistema de geração de dados em arquivos (enviáveis ao banco por disquete ou Internet)
contendo as informações para depósitos bancários de salários, autônomos, pensionistas
ou aposentados. Gera os dados em formato compatível com o padrão FEBRABAN CNAB-150
versão 04, suportáveis por toda rede bancária do Brasil. Faz o controle de remessa
por bancos distintos, controle de retorno e de re-envio caso algum retorno não confirme
o depósito enviado por qualquer motivo (conta encerrada, etc).
XVI) Portal da Transparência
O Portal da Transparência é uma iniciativa
que visa assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos.
Tendo por principal objetivo aumentar a transparência da gestão pública,
permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo
utilizado e ajude a fiscalizar.
O Portal da Transparência foi definido pelo DECRETO Nº7.185,DE 27 DE MAIO DE 2010
que é ancorado pela LEI COMPLEMENTAR Nº131, DE 27 DEMAIO DE 2009.
O Portal possibilita amplo acesso público, assegura à sociedade o acesso às informações
sobre a execução orçamentária e financeira conforme o art.48, parágrafo único, inciso III, da Lei Complementar Nº101, de 2000,
as quais serão disponibilizadas no site de cada ente da Federação.